Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

PÓS-MATERNIDADE

Orientações > Pós-maternidade

Trocar fraldas, amamentar, lidar com as cólicas do bebê e ter uma boa recuperação pós-parto. Depois de deixar o hospital, dar conta de todas essas tarefas é um grande desafio. Por isso, esta seção traz algumas dicas importantes sobre os cuidados pós-parto para que você, mamãe, fique mais tranquila e possa adaptar-se mais facilmente à nova rotina.

Automedicação

A automedicação é totalmente proibida nessa fase, podendo levar a sérios riscos para a saúde da mãe e recém-nascido. Vários medicamentos podem ser transferidos para o leite e ocasionar alterações no leite, em sua quantidade e qualidade.

Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

Alimentação

O período logo após o parto é chamado de puerpério, momento em que ocorrem intensas modificações físicas, hormonais e psicológicas em um curto período de tempo. Independente se o parto foi normal ou cesárea, é necessário que as puérperas mantenham uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

O ideal é beber muito líquido, matéria-prima para produção do leite, dando preferência a suco de frutas, leite e água, evitando o consumo de bebidas alcoólicas.

Roupas e Higiene Pessoal

A mamãe deve optar por roupas confortáveis e aconselha-se o uso de sutiã adequado, visando proporcionar maior sustentação das mamas, prevenindo a flacidez, além de contribuir para que o leite não “empedre”.

A atenção com a higiene pessoal deve ser redobrada e os absorventes internos devem ser trocados, sempre que necessário. O uso é permitido após a cicatrização da episiotomia (corte feito na região genital para ampliar a passagem do bebê, no caso de parto normal). As cicatrizes da cesárea e da episiotomia devem ser higienizadas com água e sabonete de uma a duas vezes por dia.

Baby Care

Para auxiliar os pais a lidar com as novidades que o dia a dia com um bebê em casa traz, a Unimed Vitória oferece o serviço de Babycare às suas clientes, que moram em até 25 quilômetros da sede da cooperativa, em Bento Ferreira.

Durante a visita, a enfermeira conversa com a mãe do recém-nascido, a fim de tirar as principais dúvidas. Orientações sobre o banho do bebê, amamentação, dicas para massagens que previnem o aparecimento de cólicas e até cuidados para o armazenamento do leite materno estão entre as informações que são compartilhadas. Vale ressaltar que duas semanas após a ida da enfermeira à residência, a mãe recebe uma ligação para que a equipe do call center clínico verifique se ela conseguiu incorporar as orientações na sua rotina.

Gratuito, o atendimento, que faz parte do programa de medicina preventiva da Unimed Vitória, o Viver Bem. Para cadastro e mais informações sobre o Baby Care, entre em contato pelo telefone 3134-7520.