Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

UTI NEONATAL (UTIN)

Atendimento >
UTI Neonatal(UTIN)

A UTIN é a unidade onde estão internados os recém-nascidos que precisam de cuidados intensivos. A equipe que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos especializados na assistência aos bebês.

Orientações aos familiares:
Ao entrar na UTIN, é importante higienizar as mãos, desligar ou manter o celular no modo silencioso e não atendê-lo. Mantenha as unhas sempre cortadas e os cabelos presos, pois além dos profissionais, acompanhantes também podem ter contato com os bebês. Fique atento à explicação do médico e orientações da equipe multidisciplinar. Caso não tenha entendido, pergunte novamente. Os profissionais estão à disposição para esclarecer as dúvidas e ajudá-los.
 
Ambulatório de Seguimento

O programa de seguimento da criança (follow up) se inicia ainda durante a internação na UTIN, um pouco antes da alta hospitalar. É executado por equipe multidisciplinar, que prepara a família para a saída da maternidade e chegada do bebê em casa, fase de apoio de fundamental importância.

Ao receber alta da UTIN, as crianças são encaminhadas ao Ambulatório de Seguimento, cujo principal objetivo é detectar precocemente possíveis problemas que possam surgir após a alta, em especial os relativos ao crescimento e neurodesenvolvimento do recém-nascido.

Este acompanhamento reduz a necessidade de reinternação do bebê, diminui o índice de infecções nos primeiros anos de vida, melhora as taxas de crescimento e desenvolvimento na infância, prepara a família para adequada inclusão da criança na escola, bem como o seu potencial de aprendizado e inserção na sociedade na vida adulta.